O texto que tu não vais ler

Este post foi escrito há meio ano. Seis meses, tudo se mantém.

Não o publiquei por falta de coragem, hoje envergonhe-me disso.

Este é o texto que tu não vais querer ler. Ou então, este é o texto em que lês-te o primeiro parágrafo, deste uma vista de olhos pelo último, na esperança de ser uma conclusão, e estás pronto a comentar. Pronto a comentar?

Perdoem-me a comparação, o Facebook parece uma pessoa sem auto-estima à espera que os likes dos outros lhes mudem a vida, a blogosfera virou um programa desportivo, de comentadores que não sabem o que dizem.

Não sei se vos acontece o mesmo, nem a vossa opinião sobre isto mas, enerva-me, profundamente, as pessoas que comentam os meus textos sem os ler.
Lamento informar, e não te sintas ofendido, mas é extremamente perceptível isso. Um titulo não é um texto, a primeira frase de um post não é uma opinião efectiva.

Não usem desculpas, não as quero. Hoje, aqui, só vos quero dizer que não vale a pena passarem por cá comentarem e ficarem à espera que retribua, para ter mais comentários. Nunca apelei que visitassem, ou sequer comentassem, o meu blog. Chega de fingir que têm opinião sobre algo que eu nem sequer disse.

Não se choquem, se realmente me conhecem, sabem que sou capaz de escrever cada palavra deste texto, com o risco de mais ninguém por aqui passar.

Sem medos, sem receios, vou continuar a pintar aqui a minha voz mas, por favor, não me borrem as telas.

Comentários

  1. eu acho que este é o texto que toda a gente devia!!

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que te visito leio isto, é de facto e sempre foi um lema. O que eu gosto mesmo é que me leiam e sintam o que escrevo, e por acaso tenho tido sorte nas pessoas que me visitam.

    Passarei cá mais vezes, para ler o que escreves.

    ResponderEliminar
  3. Eu às vezes rio-me sozinha com os comentários que recebo de malta que, se calhar, nem a primeira frase do que escrevi se deu ao trabalho de ler =P

    ResponderEliminar
  4. É preferível voltar mais tarde para comentar, do que comentar só porque sim.
    Há momentos em que fico a olhar para alguns comentários e penso, «onde é que eu abordei semelhante». Interpretações diferentes todos temos, agora é visível quando nem se dão ao trabalho de se informarem, de perceberem do que se trata.

    r: Em relação à oleosidade estou satisfeita, mas é como digo, uso-o nem há uma semana. Relativamente à caspa, não desapareceu, mas não tenho aquela sensação terrível de comichão

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida :) E acaba por ser tudo uma questão de imaginação :)

    Não podia estar mais de acordo e só lamento o blogger ainda não ter a opção dos emojis. Caso contrário colocaria aqui um a bater palmas. Passo exatamente pelo mesmo. As pessoas comentam com o intuito de obter retorno e não de entre-ajuda como se esperava. Já te disse por diversas vezes, em outros posts, que me identifico muito com a tua escrita e é isso que me move ao teu blog. Creio que deveria ser assim com todos. Pena que muita gente não entenda isso!

    NEW COOKING POST | DELIGHT You With My QUICK and HEALTHY Recipe!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Eu também tenho essa percepção no meu blog, aliás até aconteceu recentemente comentarem algo que estava no título mas que não era bem o que estava no conteúdo.
    Em relação aos comentários, eu vou retribuindo e comentando, porque acho que é um gesto amigável, de apoio e motivação ao outro, mas jamais comento sem ler e se não for do meu agrado o post, ou não comento ou digo a verdade, a minha opinião.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  7. Oh, não tenho verdadeiramente paciência para comentários ocos que apenas pretendem receber visitas...

    ResponderEliminar
  8. Percebo te perfeitamente já ninguém usa as redes sociais como se deviam usar hoje em dia é todo ao molho para ver quem fica com enormes números enfim.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não fico minimamente chocada e (não, não perdi) ganhei! cinco minutos de vida a ler-te.

    A Marta

    ResponderEliminar
  10. Amazing post dear, I like it a lot :)
    I'm following you, how about to visit my blog and follow me back, I would be glad? ^_^
    limitededitionlady.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Desculpe a intromissão mas...Gostei. E o comentário que está acima do meu escrito em inglês? Mais ainda. Tem tudo a ver com aquilo que acabou de escrever... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, essa é a prova real do que falo. Obrigada pela visita :)

      Eliminar
  12. Deixa que te diga então, que desde que li o teu primeiro texto rendi-me! E neste tempo que me afastei da blogsfera, lembrei me muito disto, das tuas palavras fortes, do teu blog !! Nunca em altura nenhuma comentei algo que não lesse, detesto a atitude automática das pessoas, e hoje em dia é muito isso que se vê, infelizmente não só por aqui !

    ResponderEliminar
  13. Estou a aplaudir mentalmente o que acabei de ler! Sinto exatamente o mesmo e é uma coisa que me irrita profundamente. Pessoalmente, sinto-m e frustrada quando percebo que alguém comentou um post meu sem sequer o ter lido. Não faz sentido nenhum -.-
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Concordo com tudo o que disseste. Também me irritam este tipo de comentadores. Prefiro ter poucos comentários, e saber que essas pessoas leram o meu post, do que ter muitos e nem metade o ter lido. É uma falta de respeito tremenda comentarem os nossos posts sem os lerem!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  15. Pena que tenhas demorado meio ano a publica-lo, mas mais vale tarde do que nunca. Cada vez mais se verifica esta falta de leitura, e atrevo-me a dizer, falta de interesse pelo que partilhamos. Fizeste bem em publicar, só faz falta quem cá está e se efectivamente perderes "seguidores", outros hão-de vir e os mais fieis hão-de manter-se.
    Essa frase final foi a cereja no topo do bolo!!! :)

    ResponderEliminar
  16. Não podia concordar mais! Acho que esta situação piorou de há uns tempos para cá. Antigamente era muito frequente termos os famosos "segues de volta?", mas hoje em dia, apesar desse tipo de comentários ter diminuido, temos muitos comentários feitos com o simples intuito de comentar porque sim. Uma das coisas que mais gosto na blogo é a troca de opiniões, a partilha de conteúdo. E gosto quando comentam o meu blogue de forma verdadeira, mesmo que seja uma opinião completamente diferente da minha.

    Primeiro post teu que leio e já posso dizer que gosto! (:

    ResponderEliminar
  17. Também sinto isso querida, infelizmente...
    Quando dizem por exemplo '' boas dicas'' e eu nem sequer dei dicas... Enfim...
    Beijinho*
    P.S. Continua a publicar os textos, que eu leio :)
    The best of me

    ResponderEliminar
  18. Quando acontece o que referes, é perceptível, digo eu, mas enfim...

    ResponderEliminar
  19. Ando percebendo isso há bastante tempo já. Muitos passam por meu blog e comentam sem nem saber do que o post em si se trata, querendo apenas mais seguidores e visualizações. Eu prefiro ter um público fiel, que lê e acompanha, e sabe do que o blog fala. Ótimo texto! Mesmo tendo demorado para postá-lo, é atual, infelizmente :(

    ~September Rains

    ResponderEliminar
  20. É triste quando as pessoas não leem nossos textos e posts e comentam qualquer coisa, qualquer palavra solta :(
    Acho que as pessoas estão cada vez mais sem paciência para o outro.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Este é o primeiro texto que leio do teu blogue, porque foi a primeira vez que me deparei com ele após um comentário teu no meu cantinho e confesso-te que partilho da mesma sensação.
    Comentários, por vezes, ocos, como "Gostei muito do teu poste", deixam a desejar. Ainda assim, agrada-me sempre saber quem por lá passou e os comentários ajudam ainda que sejam assim.

    Eu vim para ficar, certamente. E garanto-te que leio mesmo todos os postes em que efectivamete comento!
    Até já.

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Tens razão, os blogs acabam por ser uma troca de seguimentos e comentários à procura de fama e produtos grátis...

    ResponderEliminar
  23. A todos os amigos:
    A nossa querida Leninha se submeterá a uma segunda cirurgia (já prevista desde a primeira), nesta Segunda-Feira, dia 10.
    Apesar da delicadeza do momento, ela se mantém tranqüila, confiante, em paz.
    Além das orações e do apoio dos amigos aqui de perto, gostaríamos de contar com as preces de todos vocês que sempre a apoiaram em todos os momentos.
    Que Deus recompense a cada um!
    Vera Lúcia

    ResponderEliminar
  24. Concordo tanto contigo! Acontece tantas vezes nos blogs hoje em dia... Mais vale não comentarem se não têm nada a dizer :(
    Obrigada pelo comentário! <3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Olá, querida Inês, que não estás "posta em sossego" como escreveu Camões!

    Estás bem? Eu, serena e confiante.

    Quero agradecer-te as palavras que deixaste no meu blogue e as k deixaste no blogue da Leninha, que, hoje, foi, de novo, operada para se retirar o resto do tumor no cérebro.
    Se tiveres tempo, passa pelo blogue dela. Precisa-se tanto de incentivos em momentos assim.

    O teu texto está bem claro e mto frontal. Se já o escreveste há meio ano e não tiveste coragem de o publicar, na altura, fizeste-o, agora, e sem rodeios. Mto bem!

    Qto ao facto dos likes no Facebook, não tenho esse "problema", pke não tenho Face, nem Twitter, nem Google+, só tenho blogue, que já me dá mto trabalho.

    Em relação aos textos, que as pessoas não leem, e olham para o título ou para o final do post e pronto, dizem: excelente, amei, ora isto pra mim não é comentar, é ZERO, é falta de caráter, para além de se estarem a enganar e a desrespeitar a elas próprias, não a nós, contrariamente àquilo, k pensam.

    Eu escrevo mto e faço comentários grandes, eu sei, mas sabes k há blogueiros, k se acostumaram a ler o mínimo, pke tb escrevem o mínimo. Eu não sei, nem quero ser sucinta.

    Estou parada, por agora, mas prometo voltar logo k me seja possível.

    Beijinhos, Inês e tem dias felizes e "borra a pintura", qdo for preciso.

    ResponderEliminar
  26. De fato, fica perceptível quando as pessoas não leem o texto, e comentam mesmo assim com palavras vazias.
    Muitas pessoas só comentam para receber visitas, é triste.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderEliminar
  27. se ha coisa que me chateia é ter aqueles comentarios vagos, vazios do tipo "excelente post, adorei". se escrevi uma coisa e a publiquei é porque quero que seja lido! é horrivel :/


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  28. pois não querendo ser simpática com o intuito de me visitares, mas acho que este teu texto tem todo o sentido. Há pessoas que no face retiram a amizade das pessoas que não comentam o que elas dizem, nem fazem os likes tão esperados. Eu, cápor mim, tanto me faz. Até retirei a app do face no meu telemóvel. Assim, não ando lá a cuscar o que os outros dizem só para se exibirem. Os amigos por lá são tão poucos e não me interessa se me respondem ou não. E há o hábito de só lerem o título. Estão habituados às noticias curtas, tipo twitter. Qualquer texto mais longo e com sentido, perde-lhes o sentido de ler. É assim que se vive, rápido e a correr. O que há de profundo e com sentimento, é lamechas. Eu gosto de ler. por isso, aqui estou parada a ler-te um pouco.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares